NOME COMUM: Dourada
NOME CIENTIFICO: Sparus aurata
CLASSE: Actinopterygii
ORDEM: Perciformes
FAMILIA: Sparidae
FAMILIA: Sparidae
As douradas (são da família dos sargos, pargos, bogas e gorazes), têm o corpo oblongo, coberto de escamas geralmente dentadas. Têm três espinhos na barbatana anal. O céu da boca é liso e possuem uma dentição característica, com dentes incisivos cortantes (4 ou 6 em cada maxila) e os posteriores arredondados (em três fiadas). Esta dentição permite-lhe partir as conchas grossas dos moluscos de que se alimentam. Habitam os mares tropicais e temperados (nas partes mais quentes), sendo relativamente abundante no Mediterrâneo e Atlântico, na costa portuguesa. Peixe sedentário e solitário, pode também enquadrar-se em pequenos cardumes.
Vive normalmente próximo das costas e desova no Verão - é um peixe essencialmente carnívoro, mas muito tímido. Pode atingir 1 metro ou mais de comprimento e mais de 15 quilos de peso. A sua carne é um pouco seca mas de um gosto excelente. Aparece até aos 150 metros de profundidade, mas é entre os 25 e 30 metros que se sente mais à vontade.
10 CONSELHOS PARA PESCADORES DE DOURADAS
1 - A dourada morde e saboreia a isca várias vezes antes de a engolir. Uma baixada com chumbada a "correr" para os dias de mar calmo é quase indispensável para que elas não se apercebam da prisão da isca na linha.
2 - Não se deve tentar ferrar o peixe ao primeiro toque. A seguir a uma série de pequenos toques segue-se uma "investida" muito forte e é aí que o pescador ferra o peixe.
3 - A primeira reacção da dourada é violenta, duas ou três investidas fortíssimas, que em determinadas circunstâncias não dispensam .a embraiagem do carreto aberta para evitar o pior. A recuperação do peixe é lenta e ajudada por um trabalho meticuloso da cana e do carreto.
4 - Embora a dourada não goste de iscadas com movimentos muito rápidos, é ainda mais desconfiada quando as iscas estão estáticas. Deve-se por isso preferir estralhos compridos.
5 - As iscas melhores para os peixes grandes são o caranguejo ou o mexilhão. Pode-se obter bons resultados com outras iscas seguindo sempre o princípio: as iscadas devem ser grandes.
6 - As iscas devem ser atadas com fio elástico de silicone e em determinadas circunstâncias (quando o peixe está a ferrar muito mal ) deve-se utilizar a agulha de iscar e fazer iscadas a terminarem por cima do anzol.
7- Seja qual for a isca o anzol deve ser forte e robusto.
8 - O melhor período de pesca é entre Maio e finais de Setembro.
9 - A pesca à dourada não é muito fértil de noite. As horas de maior actividade destes peixes são as do amanhecer, do anoitecer e, por vezes, ao meio do dia.
10 - Em algumas situações, sobretudo nas praias, as douradas permanecem muito longe da borda e para as apanhar necessita lançar mais de 150 metros.
BOA PESCARIA
Sem comentários:
Enviar um comentário