Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A PESCA E A SUA CONFEÇÃO



Para escalar um peixe, apenas precisa de uma faca afiada, um pouco de jeito e um bom peixe fresco. Depois, é sempre a andar. A dourada e o robalo são os mais usados para este fim.


Escalados, os peixes têm a grande vantagem de não terem espinhas e de poderem absorver melhor o tempero, tendo em conta que são abertos.
A dificuldade em escalar um peixe está na arte de o abrir. Pode correr o risco de o desfazer em vez de o cortar com precisão. O ideal é, com uma faca estreita e comprida, percorrer o peixe ao longo da espinha, sem fazer muito esforço. É possível que, das primeiras vezes, venha a sentir alguma dificuldade mas, depois, o esforço será recompensado.

Os peixes escalados também podem ser recheados com tudo aquilo de que gosta. Como já os limpou e lhes retirou as espinhas, o limite é a sua imaginação. O tempero simples com azeite ou molho manteiga é uma boa opção porque, ao entranhar no peixe, faz sobressair o seu gosto especial.


RECEITA DE ROBALO ESCALADO




 

Com o calor que tem feito, o que melhor sabe são grelhados, saladas, refeições leves. Foi o caso deste delicioso robalo que pesquei e, o segredo aqui não é nada mais que uma sugestão de tempero que resulta lindamente em qualquer peixe grelhado. Experimentem que notarão, certamente, a diferença.


Ingredientes para 2 pessoas


2 robalos escalados
sal
3 dentes de alho
azeite
qb
1 molhinho de coentros frescos

- Tempere o peixe de sal com algumas horas de antecedência.
- Lave o peixe para retirar o excesso de sal e grelhe-o.
- Entretanto pique finamente os dentes de alho ,bem como, os coentros.
- Junte azeite e vá pincelando a parte do peixe já grelhada.
- No final, depois do peixe grelhado regue com o restante molho.
- Acompanhe com batas assadas no forno e a murro.




RECEITA DE DOURADA ESCALADA




Pesque uma dourada média e amanhe em casa remova as visceras de dentro do peixe e escameo-o
(também pode comprar o peixe e escalar em sua casa)
Agora tempere a douradinha! Coloque a dourada escalada e esprema sumo de limão por cima, ponha umas pedras de sal, uma pitada de pimenta e de piripiri, ervas de peixe, orégãos, alhos esmagados e louro. Agora  vire a dourada e faça o mesmo trabalho.

Deixe uns 20 minutos em tempero e vá acender o carvão, (também pode grelhar no grelhador eléctrico). Agora vai grelhar o peixinho! Retire todo o alho da dourada e coloque num recipiente com uma colher de sopa de azeite, leve ao lume e deixe o alho ficar dourado.

Agora coloque alguns coentros e duas colheres de sopa de margarina vaqueiro, deixando-a derreter, de seguida esprema duas rodelas de limão para dentro do recipiente e o molho fica pronto.

Ponha o peixe na grelha e leve ao grelhador ou às brasas, tendo o cuidado de virar algumas vezes a grelha para que o peixe fique lourinho e não queimado. Atenção, não saia de perto do peixe, senão, queima-se, uma vez que é um pouco gordo. Agora que está pronto vai retirar o peixe da grelha com uma espátula, ou com uma faca (pois fica ligeiramente pegado), mas atenção faça-o com cuidado para não desfazer.

Acompanhe com feijão verde (em alternativa pode utilizar grelos ou brócolos), cenoura e batata a gosto.
Ponha um pouco de azeite por cima da verdura e regue o peixe com o molho de alhos que fizemos.
´
MUITO BOM APETITE

Sem comentários:

Enviar um comentário