Os carretos utilizados no mar são os que mais necessidades têm de cuidados preventivos, uma vez que o sal é altamente corrosivo para todos os metais. Desta forma, é recomendável que após o dia de pesca o carreto seja passado por água da torneira (corrente, com pouco débito) e lavado com auxílio de um pincel pequeno para tirar a areia, restos de isco, ou remover depósitos de sal nos lugares mais inacessíveis. Não deverá ser mergulhado a menos que tenha caído à água salgada. As bobinas podem mesmo ser retiradas dos carretos e estas sim, mergulhadas num recipiente com água, deixando-se assim várias horas e sacudindo depois contra um pano seco antes de deixar num local arejado para secar o fio. Depois do conjunto completamente seco, podemos aplicar um pouco de silicone em spray para dar protecção extra na próxima saída de pesca, limpando depois muito bem, para eliminar os excessos de produto.
O spray de silicone adquire-se em qualquer hipermercado, na zona dos produtos auto, renovadores de plásticos e afins. É importante que seja um produto sem cheiros ou aditivos que possam por em causa o resultado da próxima pescaria. O silicone é uma substância que não tem qualquer cheiro ou sabor, sendo por isso uma substância que não irá influenciar o resultado da nossa pesca.
CANA
Depois de cada pescaria, mesmo que a vontade não seja muita, a nossa cana de pesca esse belo elemento que nos entretem, deve ser bem lavada com água doce, com um pouco de detergente da loiça e uma trincha.
Se o tampão do punho da cana for do tipo roscado, deve ser desapertado antes da lavagem.
De tempos em tempos, deve-se passar uma revisão aos passadores, para nos aperceber-mos do estado dos mesmos, qualquer falha ou algum partido pode danificar a qualidade da nossa linha numa próxima pescaria, depois de bem lavada e seca, deve guardar-se a nossa cana num saco proprio, num local onde não corra o risco de queda, podendo com isso danificar-se irremediavelmente
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